terça-feira, 22 de novembro de 2011

Castro Verde


O concelho de Castro Verde está situado no coração do “ Campo Branco” nas planícies do Alentejo, distrito de Beja.
Com uma área de 567.2 Km2 este concelho é composto por 8.000 habitantes distribuídos pela Vila de Castro Verde e pequenas localidades á sua volta.
Organizada por 5 freguesias, Casével, Castro Verde, Entradas, São Marcos da Ataboeira e Santa Bárbara de Padrões.
O concelho de Castro Verde é atravessado por uma Faixa Piritosa Ibérica de grande importância a nível mundial, acolhendo uma das maiores empresas extractivas de minério, que contribuiu fundamentalmente para o crescimento da população na década de 80 e 90. Este sector implementado no Complexo   Mineiro de Neves-Corvo foi o grande impulsionador para o crescimento económico da região empregando cerca de 11,12% da população.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aljustrel terra de mineiros

Aljustrel
O concelho de Aljustrel situa-se no coração do Baixo Alentejo, distrito de Beja. Este concelho ocupa 458 Km2, e tem cerca de 10.000 habitantes. Divide-se por cinco freguesias: Aljustrel, Ervidel,Messejana, Rio de Moinhos e São João de Negrilhos.
Antiga cidade romana, designada Albasturil, pelos árabes, aos quais foi conquistada em 1234, no reinado de D. Sancho II, por D. Paio Peres Correia  
Como já referi na caracterização do concelho de Castro Verde, este concelho também é enriquecido por uma Faixa Piritosa Ibérica que contribuiu, nos últimos dois séculos, a actividade de extracção de minério, e por consequência a uma maior ou menor evolução económica. As décadas de 60/70 do séc. XX representaram o grande auge desta actividade no concelho. Actualmente voltou a iniciar a sua produção representada pela Empresa Almina.